O coronavírus já causa lentidão na internet
Nesse tempo de quarentena, é comum que as redes estejam sobrecarregadas por conta da quantidade de pessoas em casa consumindo banda ao mesmo tempo: jogos, filmes ou trabalho em home office. Serviços de streaming e operadoras, inclusive, anunciaram medidas para ajudar a conter a sobrecarga. Veja como pode enfrentar a lentidão na internet em tempos de isolamento social, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19).
A Anatel enviou um ofício às operadoras brasileiras para solicitar que os serviços fossem ampliados durante o período de quarentena, em decorrência do coronavírus (Covid-19). Entre as medidas, está a oferta de maior velocidade de internet, liberação de pontos de Wi-Fi públicos e flexibilização em prazos de inadimplência.
É quarentena, não férias. Seja consciente
É momento de ser consciente, porem, ter empatia e entender que não se trata de férias coletivas e sim de um momento de crise.
Uma das medidas propostas pelo SindiTelebrasil — representante da Claro, Vivo, Tim, Oi, Nextel e Algar — é que as operadoras devem informar os clientes sobre o uso sensato e responsável das redes, assim, a fim de evitar uma sobrecarga para garantir acesso aos serviços essenciais para a população.
Jogadores podem experienciar alguma lentidão ou atraso no download de jogos, porem, para atender as demandas da União Europeia e ajudar a evitar a sobrecarga da rede.
Este cenário de instabilidade, apesar de previsto, pode ser menos doloroso para quem está em casa. A especialista em infraestrutura da it.line, Sylvia Bellio, recomendou algumas precauções para não piorar o sinal da sua rede em casa.
As operadoras são obrigadas a fornecer 80% da banda contratada em velocidade instantânea, ou seja, digamos que seu contrato prevê 50 Mpbs, então o mínimo exigido pela Anatel é 40 Mbps durante uma aferição com um medidor de velocidade, a qualquer momento.
O Tecnoblog dispõe um teste de velocidade de internet no próprio site, porem, Antes de acessar, é importante saber se nenhum outro dispositivo está “roubando o sinal” com downloads ou atualizações em segundo plano, assim, para aumentar a precisão, desconecte do Wi-Fi todos os outros equipamentos antes de iniciar o teste.
Voltar
Sempre tem uma perto de você! Precisou tirar duvidas com atendimento humanizado? Clique e veja o mais próximo de você: