O Cabo de Fibra Óptica Conectará Brasil à Europa. Na última segunda-feira (14), foi iniciada a instalação do primeiro cabo submarino de fibra ótica conectará o Brasil e a Europa com internet de alta velocidade. Um dos navios do projeto deixou o Porto de Fortaleza, no Ceará, no fim da tarde com destino a Sines, […]
O Cabo de Fibra Óptica Conectará Brasil à Europa. Na última segunda-feira (14), foi iniciada a instalação do primeiro cabo submarino de fibra ótica conectará o Brasil e a Europa com internet de alta velocidade. Um dos navios do projeto deixou o Porto de Fortaleza, no Ceará, no fim da tarde com destino a Sines, em Portugal. Ao todo, serão 6,2 mil quilômetros de cabo, que farão o tráfego de dados entre as duas regiões do Globo a 72 terabits por segundo (Tbs), em um intervalo de apenas 60 milissegundos.
A viagem deve durar cerca de três meses e, considerando o período de testes e últimos ajustes, pois estima-se que em meados de 2021 o serviço já esteja funcionando. A tecnologia permite conexão em altíssimas velocidades e é uma das etapas para que o Brasil possa aproveitar melhor sua futura rede 5G.
Toda a informação que enviada pelo Brasil para a Europa vai primeiro para os Estados Unidos e depois segue para data centers na Europa. Esse percurso leva o dobro de tempo do que é necessário para fazer a conexão direta entre as duas regiões, pois assim, gerando um atraso no envio e recebimento de dados para ambos os lados.
A redução da latência ajuda, por exemplo, aplicações de computação em nuvem, internet banking, reprodução de vídeos e jogos eletrônicos.
A demora no tempo de resposta é um fator determinante para os gamers, pois pode ser crucial entre vencer ou perder uma partida. Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, cabo, em alguns lugares, chega a 5 quilômetros de profundidade. “É algo impensável, inimaginável, pois agora nós vamos ter uma conexão direta com a Europa.
Imensa é a entrega que vai ajudar o nosso país no escoamento de dados”, afirmou. O Ministério das Comunicações afirma que a nova rota de dados cortará pela metade o tempo necessário para usuários brasileiros acessarem informações em servidores europeus.
Fonte: Ministério das Comunicações
VoltarSempre tem uma perto de você! Precisou tirar duvidas com atendimento humanizado? Clique e veja o mais próximo de você: