Celular lento e travando? Veja cinco causas para o problema e como evitar — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo
1. Colocar muitos apps e widgets na tela de início
Pode parecer bobagem, mas exagerar nos widgets e aplicativos na tela inicial do celular pode fazer com que ele fique mais lento. Isso acontece porque o smartphone requer mais memória para rodar as aplicações e, dessa forma, seu desempenho pode ficar comprometido.
Nesse caso, para melhorar a performance do celular, o ideal é manter a tela de início com poucos apps e widgets. Você pode optar por deixar um ou dois widgets de relógio e calendário, por exemplo, e incluir apenas os aplicativos que mais utiliza na tela inicial.
Deixar o sistema operacional do celular sempre atualizado também é um ponto muito importante. Os updates costumam trazer uma série de melhorias para o smartphone, incluindo correções de bugs e aprimoramentos na performance. Por isso, para que o celular não tenha quedas drásticas de desempenho, o indicado é mantê-lo sempre atualizado.
Para procurar por novas atualizações de software no Android, acesse as configurações do dispositivo. Na sequência, toque sobre a aba “Sistema”. Para prosseguir, selecione “Avançado” e, depois, “Atualizações do sistema”.
No iPhone (iOS), vá até os ajustes do dispositivo, selecione “Geral” e, em seguida, toque sobre “Atualização de Software”. Por lá, você pode checar a versão do seu iOS e se há updates disponíveis para o seu smartphone.
3. Deixar o celular sem reiniciar
Outro hábito que pode deixar o celular mais lento é não reiniciar o sistema com frequência. Ao desligar e ligar o smartphone, você evita que alguns apps que estejam rodando em segundo plano continuem consumindo recursos do celular de forma desnecessária — como a memória RAM, por exemplo. Sendo assim, quando você perceber que a performance está diminuindo, uma dica que pode ajudar a melhorar o desempenho é fechar todos os apps e reiniciar o celular.
4. Manter o bloatware ativo no celular
Bloatwares são aplicativos que vêm instalados de fábrica no celular e que não costumam ter muita utilidade. O problema é que esses apps normalmente não podem ser desinstalados e, por isso, acabam sobrecarregando a memória do smartphone, congestionando recursos e deixando o celular mais lento.
Apesar de não poderem ser removidos do celular por completo em muitos casos, os bloatwares podem ser desativados, o que é capaz de melhorar a performance do dispositivo. Para desativar um bloatware no Android, acesse as configurações do smartphone e toque sobre a aba “Apps e notificações”. Em seguida, selecione “Ver todos os apps” e assinale o bloatware em questão. Para prosseguir, toque sobre “Desativar” e confirme a ação.
No iPhone (iOS), desde o iOS 11 é possível desinstalar qualquer aplicativo que vêm pré-instalado de fábrica no dispositivo. Para isso, basta selecionar o app que você deseja remover e, em seguida, tocar sobre “Apagar app”. Na próxima tela, confirme a ação e o aplicativo será deletado do celular.
5. Usar papel de parede animado
Wallpapers animados também podem sobrecarregar o dispositivo e deixar o celular lento. Além disso, é possível que papéis de parede animados acabem exigindo mais da bateria do celular, o que pode fazer com que o smartphone descarregue mais rapidamente. Por isso, se você usa um wallpaper “divertido” e que se move sob a tela e está sofrendo com lentidão ou travamentos no celular, essa pode ser a causa.
Com informações de MakeUseOf, Asurion, HowToGeek e ComputerWorld